2011-01-31

Duatlo do Jamor - Sport Life - Rescaldo

O dia amanheceu soalheiro e fresco, a noite foi tranquila e em completo descanso, estavam reunidas as condições perfeitas para uma manhã em grande no Duatlo do Jamor.
Era dia de estreia, os nervos estavam à flor da pele, a sensação de esquecimento "de qualquer coisa" era eminente, mas o auto-controlo dominou. Esperava-me 5 km de corrida, 17 de BTT e para finalizar o último troço de corrida com 2,5 km... ia com certeza ter tempo para ver do que me tinha esquecido, LOL.
Com a dose de treino ainda na fase inicial, não tinha grandes aspirações para "tempos", mas a avaliar pelas distâncias quaisquer 100 minutos dariam para terminar, num ritmo bem para lá do que "nas calmas".

Depois de um leve aquecimento de cerca de 10 minutos, encaminhei-me para a partida, onde aguardei apenas alguns minutos.
Dado o sinal sonoro da partida, lá fomos rua abaixo. Senti-me relativamente bem no primeiro segmento de corrida, no entanto não quis acelerar demasiado para não comprometer o resto da "viagem".
As duas inclinações que componham este segmento eram um bom parte-pernas e aumentaram e bem a frequência cardíaca. Nas transições, não me perdi, nem perdi grande tempo, aproveitando também para recuperar o fôlego. Seguia-se o segmento de BTT: depois de passar o parque de transição, montei na bicicleta em andamento e senti-me muito bem - confiante, confortável e com força. A jogar quase em casa - conheço bem os trilhos do Jamor - era altura de pisar os pedais e recuperar posições. E assim foi, a primeira parte do percurso de BTT era relativamente fácil e com piso em bom estado e foi um dos meus melhores momentos. Desanimei um pouco após uma queda devido à calçada escorregadia por trás da tribuna, ao reduzir drasticamente a velocidade, bloqueei a roda traseira e foi quando esta quis a toda força ultrapassar a sua irmã dianteira. Pensei mesmo que tinha sido um chupão de corrente tão violento que tivesse outras consequências mecânicas, mas não, tratou-se mesmo de pressão a mais no travão. Tendo verificado a bicicleta e correcto funcionamento da transmissão, continuei a prova. Seguiu-se a segunda parte do BTT, onde o terreno estava mais empapado e que obrigou-me a mim, e a outros concorrentes a desmontar e a empurrar a bicicleta à mão. Aqui perdi alguns lugares, mas não quis saber, a lama era tanta dos sapatos que já nem encaixavam nos pedais. O ideal era mesmo o piso estar um pouco mais seco. Voltando à praça da maratona pela mesma subida do segmento de corrida, era hora de arrumar a bicicleta e voltar a calçar os ténis de corrida. Mais uma transição tranquila, tendo aproveitado para ingerir um gel energético para ajudar neste último segmento, mas em vão. A moral estava no auge, mas as pernas simplesmente não obedeciam. A descer até nem foi mau, mas a subida do regresso foi feita a 06:30/km... muito devagar. Mas também não forcei, subi a um ritmo possível, não tendo ultrapassado o limite. Afinal era a primeira vez, e estava a experimentar. Mas gostei da experiência e muito.


A equipa maravilha reuniu-se




Crash Test Dummy




As máquinas foram alinhadas no parque de transição.




Há imagens fantásticas, não há?




Partida, Largada, Fugida.




O Pedro Silva Santos foi o primeiro a chegar à zona de transição.




Trava, vais muito depressa!




Vai, vai, vai!




Metade do segmento de ciclimo concluído. O pior ainda está para vir.




Chegada à segunda transição.




Descalça, calça!




Último segmento, moral em alta, pernas nem por isso.




Chegada para a volta da consagração!




Keep Clear!




Chegada à meta!




'Tá feito! Venha o próximo.


Para concluir, falta dizer que adorei que a ATF me tivesse acompanhado nesta estreia. As palavras de incentivo durante a prova foram muito importantes, foi uma experiência nova que significou muito para mim.

2011-01-28

Último treino antes do Duatlo

O treino de hoje passava obrigatoriamente pela corrida.

Quando saí de casa, pela manhã, ainda chovia... Comecei logo a pensar em mil e uma coisas para me entreter durante meia-hora na passadeira. Uma das coisas que me custa de facto, é correr na passadeira. Quaisquer 15 minutos são uma vitória - hoje teriam que ser 30 - no mínimo.

Felizmente, as nuvens foram embora e o sol brilhava. Aproveitei para fazer algo que queria experimentar há já algum tempo: Aproveitar a "hora de almoço" para uma corridinha outdoor.
Relativamente ao local tinha apenas dois requisitos - teria que ser perto de um holmes place, para o banhinho after workout, e teria que ser num local minimamente agradável para a prática da corrida e relativamente plano.

Acabou por ser um grande treino à beira-rio, num final de manhã bastante primaveril.

Tempo: 00:52:05
Distância: 9.76 km
Ritmo médio: 05:20 min/km


XTerra Series, Duatlo do Jamor - Sport Life




Estou em contagem decrescente para o Duatlo do Jamor a realizar no próximo Domingo, dia 30. Será a minha estreia em duatlos, e não serei concerteza o único, uma vez que se registou um número record de participações.

Horários das provas:
No sábado, a Prova Jovem inicia-se às 14:00, a Prova Lazer inicia-se às 16:00.
No domingo, a Prova Taça de Portugal PORterra inicia-se às 11:00.

Serão 5 kms a correr, seguidos de 17 kms de BTT, e para finalizar 2,5 kms de corrida até à meta. Quaisquer 100 minutos chegarão para finalizar com elegância ;) Mas como é a estreia, vou para curtir e experimentar.

2011-01-23

IV Corrida de São Domingos de Benfica

O ano já começou e com ele chega a publicação dos calendários dos eventos desportivos, a definição de objectivos e o planeamento dos treinos.

Para abrir a temporada, participei na IV Corrida de São Domingos de Benfica (10 kms) tendo terminado com o tempo de 0:47:57.

Aqui fica a foto possível:




No final da prova dei uma pequena entrevista à Revista Atletismo. Colocarei aqui o cliping da edição de Fevereiro de 2011.