2011-02-18

Sweet Dreams

Há desejos que serão sonhos para sempre...


...ou não

Bom Fim de Semana!

Re-Tratamento

Depois do tratamento que a bike levou no Duatlo das Lezírias, está na hora de uma merecida revisão... completa!
A partir de agora, os treinos outdoor passarão a ser exclusivamente corrida.
Próximo Objectivo: 21ª Meia Maratona de Lisboa, em 20 de Março.

Foto de Manuel Garcia

2011-02-14

Duatlo das Lezírias - Troféu José Luís Matos

As previsões de chuva fazem-nos, normalmente, rezar por abertas. E se estas durarem pelo menos 2 horas, entre o inicio e o fim da prova, tanto melhor.

Pensamentos utópicos à parte, iniciei o aquecimento já debaixo de chuva. Foram cerca de 24 minutos de corrida lenta, com algumas rectas. Aquecer bem era a palavra de ordem, uma vez que não queria hipotecar uma prova que serviria de teste, após 2 semanas de treino onde me senti particularmente bem. Era tempo de tirar a limpo se o treino compensa, ou não.

Este Duatlo era substancialmente mais longo do que o do Jamor, composto por 6 kms de corrida, 29 de BTT e terminando com mais 3 kms de corrida. Tinha o objectivo de terminar com duas horas de prova, tendo em conta as características do terreno: plano.

Senti-me muito bem no 1º segmento de corrida, a fazer tempo na casa dos 4:30/km, tendo apenas piorado esta marca nos últimos 800 metros deste segmento (aspecto a melhorar). Transição feita sem sobressaltos, e iniciei o segmento de BTT bem fisicamente, as pernas não apresentavam sinais de desgaste e comecei a pedalar forte. Era tempo de encontrar um grupo com o meu nível de andamento!

Nos primeiros kms deste segmento recuperei bastantes posições. Estavam reunidas as condições à minha medida: terreno plano, vento contra, frio, muita chuva, muita chuva (2x), tanta chuva que me fez lembrar o Tróia Sagres 2008. Andar na roda não era uma opção agradável - a lama oriunda da roda do companheiro da frente era tanta, que mais fazia pensar que estaria num Spa, a fazer um duche Vichy - mas com lama das Lezírias de VFX, LOL.

O segmento de BTT era composto por 2 voltas, mas a segunda parte de cada volta era do mais penoso que há. Mesmo junto ao Tejo, o terreno argiloso com a chuva que se fez sentir, obrigava o recurso ao kit de unhas de quem faz BTT e já está acostumado a estas andanças.

A entrada na 2ª volta do segmento de BTT fez pensar que "já só falta uma volta igual a esta", mas que no final pareceu mais pequena. Tendo-me inserido num pequeno grupo de 3, foi possível rolar a cadências mais elevadas e aumentar a velocidade média. E ainda bem, o frio, o vento e a chuva eram desafios que sozinho custariam o dobro a suplantar - tinha os pés e as mãos completamente gelados, se não conseguisse aquecer no segmento de corrida, algo estava mal.

De volta ao parque de transição, o objectivo era encontrar o local onde deixar a bicicleta, o que sem pontos de referência fáceis e coerentes, foi um pequeno desafio (ponto a melhorar). Durante a transição senti uma pequena cãibra no quadríceps direito, coisa rara em mim, que me fez iniciar este segmento com algum cuidado. Depois dos primeiros metros, já não havia preocupações, sentia-me bem e a rolar perto dos 05:00/km, o que neste momento era mais do que suficiente, bem melhor do que os 06:30/km do Jamor em segmento análogo.
A segunda parte deste segmento tive a companhia da Mena, onde aproveitámos para colocar a conversa em dia ;)

Terminei em 232º lugar com o tempo de 02:09:08 e muito satisfeito!

Fotos de Paulo Pitarma


2011-02-04

Duatlo das Lezírias 2011


É já no próximo dia 13 de Fevereiro que se realiza o Duatlo das Lezírias inserido na competição da Taça Portugal PORterra. 


Horários das Provas:
Dia 12
Duatlo Jovem - 13h30 
Duatlo de Promoção - 15h30
Dia 13
Prova da Taça de Portugal - 10h30