2011-07-24

Triatlo de Abrantes

O  Aquapolis de Abrantes foi o local escolhido para a 7ª Etapa da Taça de Portugal de Triatlo, realizada na distância "sprint":

Natação: 750 m   +   Ciclismo: 20.000 m   +   Atletismo: 5.000 m

Tendo sido a minha segunda participação em Triatlo, as sensações são cada vez melhores. Isto porque com uma carga de treino bastante inferior ao que seria desejável (a disponibilidade das últimas duas semanas assim não o permitiu) mantive um nível semelhante da prestação no Triatlo de Oeiras, no passado dia 10 de Junho, tendo melhorado no segmento ao qual tenho colocado mais carga de treino, a natação.

A natação é sempre o mais difícil... é o inicio, é a temperatura da água, é de manhã, e de manhã é na caminha onde se está bem, é querer aquecer com medo de cansar demasiado... enfim são só dificuldades. Decidi deixar as dificuldades para depois e colocar-me bem no meio da confusão. Se em Oeiras entrei na água na cauda do pelotão, desta vez não iria cometer o mesmo erro. A partida foi feita já dentro de água e eu estava a um par de metros da linha de partida, e assim que se fez soar a buzina de start, a água ganhou outra dinâmica.

Até à primeira bóia foi o tentar sobreviver no meio de tanta patada e braçada, mas piorou durante a passagem da bóia... dá ideia que a "estrada" afunila de tal maneira, que o Rossio tem de entrar na Rua da Betesga. Depois da bóia lá acalmou, segui sempre junto de outro atleta à bóia seguinte, depois sem saber muito bem como, alarguei muito a trajectória até à chegada, mas não me pareceu que tivesse perdido muito tempo nesta distracção.

Na primeira transição tudo corria bem quando reparo que não tinha a garrafa de hidratação da bicicleta, nem o gel energético ali por perto. Ainda estavam dentro da mochila no fundo do cesto - ponto a melhorar.
Ciclismo com 3 voltas, percurso de sobe e desce, quase "rompe-pernas", com uma subida considerável em cada volta onde vivia o homem da marreta, onde quase me acertou de raspão na última volta ;) Para ajudar a baixar a velocidade média deste segmento, existiam 3 retornos em cada volta.

Corrida também com três voltas, realizadas junto ao Aquapolis, com um ambiente espectacular entre o público e os atletas, onde geri bem o esforço, tendo conseguido rolar abaixo dos 5 min/km.

Números da Prova:

169ª posição na classificação geral (em 258 participantes)
151ª posição na classificação masculina (em 222 participantes)
66ª posição na classificação masculina escalão sénior (em 87 participantes)


Fotos de Ana Soraia Gomes